
Disciplina é algo difícil mas ao nosso alcance. Há muitas coisas que não posso fazer por mim mesmo. Não posso acrescentar altura a meu corpo, não posso saber quantos anos vou viver, não posso renovar as células mortas de meu fígado. Mas posso me exercitar, comer correctamente, descansar o tempo devido, levar uma vida saudável.
No plano espiritual acontece o mesmo. Não posso garantir respostas as minhas orações, não posso ver o que se passa nas esferas espirituais, Não consigo saber exatamente o que o Senhor tem reservado para mim ou outros. Mas posso orar, ler a Bíblia, meditar, jejuar, gastar tempo em solitude, ajudar outros, dizimar e dar ofertas, falar de Jesus a outros. Essas coisas requerem disciplina e custam, mas tem galardão garantido aqui e na eternidade.
Quando vemos um atleta fazendo certas coisas na TV ficamos espantados; quando vemos a habilidade de um cirurgião; a agilidade das mãos de um pianista; a musculatura de um halterofilista; a memória de um professor universitário... tudo isso impressiona, tudo isso é fruto de disciplina. O atleta, músico, cirurgião ou profissional, não chega a fazer o que faz por acaso ou de um dia para outro. Atingiu seu nível por esforço próprio, continuado, perseverante, por vezes doloroso, mas com objetivo. Disciplina é isso mesmo.
Vivemos tempos em que a maioria dos crentes não quer pagar o preço de nada. Esses não querem saber de nenhum tipo de esforço. Só querem uma oração rápida no culto de domingo, um clamor emocional, um cântico meio hipnótico e uma mensagem leve e bem-disposta. Mas querem ver respostas e sinais imediatos! Querem respostas instantâneas e depois não sabem porque não vêm as coisas acontecerem.

"Medita estas coisas e nelas sê diligente
para que o teu progresso a todos seja manifesto"
I Timóteo 4:15
Nenhum comentário:
Postar um comentário